Caixa lança selo para classificar a ecoeficiência de projetos habitacionais
A partir de 2010, empreendimentos poderão se candidatar para receber reconhecimento nas classes ouro, prata e bronze
Por Ana Paula Rocha - 2/Junho/2009
A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira, 2 de junho, o Selo Casa Azul, um novo instrumento que qualificará empreendimentos de acordo com critérios socioambientais. As empresas interessadas poderão enviar os seus projetos para análise do banco a partir de janeiro de 2010.
Para a concessão do selo, a Caixa vai considerar 46 critérios agrupados em seis categorias: inserção urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, uso racional da água e práticas sociais. Essas condições serão divulgadas no Guia do Proponente em novembro deste ano.
O Selo Casa Azul será dividido nas classes ouro, prata e bronze, definidas pelo número de critérios obrigatórios atendidos. Para receber o ouro, o empreendimento deverá cumprir a, no mínimo, 24 das 46 condições. Já para ser classificado como prata ou bronze, o projeto precisa atender a 19 ou 14 critérios obrigatórios, respectivamente. Segundo o banco, a concessão de crédito não estará vinculada à obtenção do selo.
O evento contou com a presença da presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho, e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O selo será a principal ação do Programa Construção Sustentável da Caixa, que ainda possui iniciativas a favor do uso da madeira legal e da adoção de aquecedores solares em residências.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário