FGTS na prestação de Consórcio
O Dia, 16/out
Saldo também poderá ser usado para quitar a modalidade de crédito habitacional após Lula ter sancionado lei aprovada pelo Congresso. Presidente anunciou ontem, ainda, que vai prorrogar o IPI reduzido de eletrodomésticos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a sanção da lei que permite utilizar o FGTS para pagar a prestação ou quitar o consórcio de imóveis. A nova legislação só permite o saque para quem já adquiriu o imóvel. A utilização precisa ser regulamentada pelo Conselho Curador do fundo.
Em clima de campanha eleitoral, Lula também divulgou medidas que beneficiarão o consumidor que comprar um eletrodoméstico novo e os que usam gás de cozinha. Bem à vontade no canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco, Lula disse que pretende prorrogar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos produtos da linha branca, que está prevista para acabar em 31 de outubro.
FGTS já é utilizado para dar lance no consórcio
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já pode ser usado como lance e para complementar o valor da carta de crédito no consórcio imobiliário para antecipar a aquisição do bem. Isso porque no sistema a contemplação só acontece por sorteio ou lance.Mas, para utilizar o recurso será preciso cumprir as regras do Conselho Curador do FGTS para saque.
Entre elas, estão não ser proprietário de imóvel e nem ter financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Esse modelo de aquisição da casa própria não cobra juros, apenas correção anual das parcelas e do valor da carta de crédito. O prazo de pagamento já chega a 15 anos. O sistema cobra taxa de administração, seguro e fundo de reserva - os dois últimos são pagos nas parcelas iniciais. A taxa de administração é diluída durante todo o contrato. O percentual médio é de 17% do valor da carta.
O sistema de consórcio já conta com mais de 500 mil participantes no País e tem grandes bancos como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú oferecendo a modalidade.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário