Espanhol compra controle da Abyara
Por Eduardo Salgado | 18/02/2009 - 19:58
Na tarde desta quarta-feira, o empresário espanhol Enrique Bañuelos finalizou a compra do controle da incorporadora Abyara, com sede em São Paulo e operação em todas as regiões do país. Na opinião de Bañuelos, dizem pessoas que estiveram com ele nos últimos meses, a queda das ações de empresas do setor de construção no Brasil é uma janela de oportunidade para investidores estrangeiros que pretendem ter peso no mercado local - o empresário espanhol tem 6,6% da incorporadora Agra.
Os papéis da Abyara foram os que mais caíram na bolsa brasileira em 2008 - 93%. Ao fechar o negócio, Bañuelos pagou um preço bem abaixo do valor patrimonial da Abyara - 330 milhões de reais.
Filho de uma família operária, o valenciano Bañuelos ficou órfão aos 9 anos de idade e teve os estudos custeados pela siderúrgica onde o pai trabalhava e onde morreu, vítima de um acidente de trabalho. Formado em administração de empresas, trabalhou como vendedor até montar, em 1995, na Espanha, a imobiliária Astroc. Ela era considerada uma empresa de segunda linha no ramo até se mostrar uma das mais competentes na estratégia de pegar carona no boom do mercado imobiliário espanhol. A Astroc entrou em vários negócios milionários e abriu o capital em maio de 2006 - o que rendeu a Bañuelos o apelido de Donald Trump da Espanha. Desde então, seus negócios sofreram com o estouro da bolha imobiliária espanhola e passaram por uma grande reformulação. Atualmente Bañuelos mora em Nova York.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário