quarta-feira, 29 de abril de 2009

Frango brasileiro no yakissoba chinês

Por Fabiane Stefano | 07/04/2009 - 19:32

Falta pouco para o Brasil voltar a exportar frango para a China. A expectativa é que o governo chinês libere as importações de aves durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, programada para a segunda quinzena de maio. Em janeiro, a China habilitou 22 abatedouros de frango no Brasil, o que seria a última etapa para a retomada das exportações brasileiras, interrompidas em 2006 por questões sanitárias. Até agora, no entanto, nenhuma encomenda ao Brasil foi feita.

E não é por falta de interesse local. Nessa empreitada, o Brasil tem aliados poderosos: as multinacionais de alimentos. A Yum! Brands, dona das redes KFC e Pizza Hut, tem atuado junto ao governo chinês em favor do Brasil, na tentativa de acelerar a retomada das compras. Afinal, as companhias estrangeiras não se arriscam a adquirir carne de frango contrabandeada de Hong Kong (parte expressiva das 400 000 toneladas exportadas do Brasil para Hong Kong segue para o mercado chinês). Além disso, as multis têm mais dificuldade de adquirir a matéria-prima localmente.

Com a abertura, a expectativa é que em 2009 sejam exportadas 100 000 toneladas de aves. O potencial do mercado chinês, no entanto, é muito maior. Estima-se que o Brasil poderia vender cerca de 250 000 toneladas num prazo de dez anos para a China. Agora, só depende do governo de Hu Juntao se finalmente o frango brasileiro chegará aos pratos chineses.

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