terça-feira, 7 de abril de 2009

Santelisa e Dreyfus fecham acordo e formam companhia de 3 bilhões de reais
Grupo francês venceu a disputa para assumir o controle da Santelisa Vale

Portal EXAME - Por Cristiane Mano e Cristiane Correa | 06.04.2009

O grupo paulista Santelisa Vale, segundo maior produtor sucroalcooleiro do país, acaba de fechar uma negociação com o grupo francês Louis Dreyfus. Os termos do acordo definidos nesta segunda-feira - e que fundem a operação da Santelisa com a produção de açúcar e álcool da própria Dreyfus no Brasil - resultam na criação de uma companhia que vai faturar algo em torno de 3 bilhões de reais por ano. As assinaturas de todas as partes envolvidas deverão ser colhidas nesta terça-feira.

Segundo fontes próximas à negociação, os valores de aporte do Dreyfus dependem da finalização da negociação das dívidas com os bancos credores - um processo que deverá ser retomado a partir de agora. No total, a Santelisa tem uma dívida de quase 3 bilhões de reais. Outra pendência para a definição do preço final do aporte do Dreyfus é a negociação com o BNDES, que já é sócio da Santelisa, para realização de novo aporte na companhia resultante.

O acordo é o ponto final de um leilão feito pela Santelisa e do qual participaram sete grupos interessados, entre eles ETH, Bunge, Cosan e São Martinho (em conjunto com a GP). A decisão dos sócios da Santelisa pelo grupo Dreyfus, segundo fontes próximas das empresas, deve-se sobretudo à possibilidade de as famílias Biagi e Junqueira Franco de continuarem participando das decisões da companhia - embora o controle acionário fique nas mãos do Dreyfus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário