quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Em ação generalizada, Fitch rebaixa ratings de Cyrela, Even, Gafisa e Trisul

Por: Gabriel Ignatti Casonato
21/01/09 - 21h20InfoMoney SÃO PAULO -

Em uma ação generalizada nesta quarta-feira (21), a agência de classificação de risco Fitch rebaixou os ratings em escala nacional das seguintes construtoras brasileiras: Cyrela (CYRE3), Even (EVEN3), Gafisa (GFSA3) e Trisul (TRIS3). Além da redução, todas as notas foram colocadas em perspectiva negativa.A expectativa da Fitch é de que a performance financeira dessas empresas permaneça pressionada em 2009.

"Devido aos menores volumes de lançamentos, a expectativa é de decréscimo na geração de Ebitda e nas margens, assim como de aumento no nível de estoque. Além disso, possíveis descontos nos preços de venda dos imóveis afetariam a rentabilidade, embora isto ainda não tenha sido verificado até o momento", avalia a agência.

Ela ainda prevê que a alavancagem continuará pressionada neste ano e ressalta que com a significativa escassez das linhas de crédito, as empresas atualmente usam caixa para cobrir custos operacionais, de construção e com propaganda, o que tem reduzido suas posições de liquidez no mercado.

Por outro lado, a instituição avalia que a consolidação do setor imobiliário brasileiro é uma possibilidade real desde que a retração continue, lembrando que a linha de crédito de R$ 3 bilhões disponibilizada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que prevê fundos para a aquisição de projetos de empresas em dificuldades, pode contribuir neste sentido.

Company destoa das demais
Ao contrário das construtoras listadas acima, a Company (CPNY3) foi a única que não teve seu rating rebaixado pela Fitch, o qual permanece em observação positiva. A agência afirma que está analisando a fusão entre a companhia e a Brascan Residential, o que poderá beneficiar suas notas em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário