terça-feira, 9 de junho de 2009

CBIC cria Programa de Inovação Tecnológica para estimular construção sustentável
Com nove projetos prioritários, programa vai mobilizar órgãos do Governo, universidades, fabricantes, construtoras e incorporadoras

Por Ana Paula Rocha - 26/Maio/2009

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) anunciou a criação do Programa de Inovação Tecnológica (PIT) para estimular a adoção de novas metodologias de construção e gestão de obras que visem principalmente a preservação do meio ambiente. Com nove projetos de construção sustentável prioritários, o programa vai mobilizar uma série de agentes como universidades, fabricantes de materiais, órgãos de Governo, empresas de projeto, construtoras e incorporadoras.

Nomes importantes do setor da construção civil compõem a coordenação dos projetos, como Melvyn David Fox, presidente da Abramat (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção), José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) e Ronaldo Rezende, presidente da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), entre outros

Os projetos do PIT foram criados com base em um levantamento feito pela CBIC para detectar os mecanismos pelos quais a inovação se transforma em prática de mercado e também quais são os aspectos que impedem a sua evolução. São eles:

Projeto Tributação Compatível com a Industrialização e Inovação: vai estimular ações para os produtos industrializados substituírem a produção artesanal em canteiro de obras.

Projeto Modulação: analisará as normas técnicas nacionais e padrões internacionais, e elaborará textos base.

Projeto Ciência e Tecnologia para a Inovação na Construção: reunirá as necessidades percebidas pelas construtoras para dirigir a pesquisa de desenvolvimento das inovações tecnológicas

Projeto Revisão de Códigos de Obras: tem como objetivo principal contratar serviços especializados para analisar os códigos das principais cidades e facilitar a padronização de sistemas construtivos e o emprego de inovações.

Projeto Viabilização da Inovação em Obras Públicas: fará a análise dos efeitos da Lei 8.666 (Lei de Licitações) e os processos de licitação sobre a introdução de inovações.

Projeto Viabilização do SINAT (Sistema Nacional de Aprovações Técnicas): pretende viabilizar o credenciamento efetivo das OTAs (Organizações Técnicas Avaliadoras) e acelerar a elaboração dos documentos de aprovação e a implantação das OTAs nas várias regiões.

Projeto Montagem de Comitês Estaduais: estimulará a criação de comitês estaduais em todo o Brasil para promover a utilização de inovações tecnológicas.

Projeto Capacitação para a Inovação: promoverá cursos para capacitar os profissionais a utilizar e calcular a produtividade e os custos dos serviços feitos com inovações tecnológicas e sistemas industrializados.

Projeto Conhecimento para a Inovação: finalidade é viabilizar a capacitação em áreas com lacunas de conhecimento (cursos, publicações traduzidas e produzidas no Brasil) que impactam o desenvolvimento de inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário