quarta-feira, 3 de junho de 2009

EUA veem estabilização no mercado imobiliário

Valor Econômico, 03/jun/09


A venda de casas usadas nos EUA subiu 6,7%, em abril, a quarta alta em cinco meses e a maior dos últimos sete anos. O resultado sinaliza que a queda dos preços no mercado imobiliário está atraindo compradores e que pode estar havendo uma estabilização do setor.

O aumento do número de contratos de aquisição de casas foi muito superior ao estimado pelos economistas consultados pela Bloomberg, que esperavam crescimento de apenas 0,5%.

O resultado foi a maior alta em sete anos. Em março, o indicador subiu 3,2%, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA (NAR, na sigla em inglês). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 3,2%.

"As condições de compra estão muito boas e o crédito de US$ 8 mil oferecido àqueles que estão fazendo a compra da primeira casa já rendeu impacto no mercado", disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR. "O mercado já bateu no fundo do poço em algumas áreas."

Mesmo assim, donos de imóveis têm se mostrado relutantes em vender, num momento de queda dos preços. E os compradores ainda se mostram tímidos e esperam que os novos incentivos do governo tenham maior impacto.

"Diante disso tudo, [o resultado] é uma notícia muito boa", disse Ian Shepherdson, economista-chefe para os EUA da High Frequency Economics. "Mas mesmo que o volume de vendas cresça, os preços das casas ainda vão se manter em queda, por causa do peso do estoque de casas retomadas por falta de pagamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário