segunda-feira, 22 de junho de 2009

Crédito está até 9% mais barato

Folha de São Paulo, Mariana Desimone, 21/jun

O cenário econômico está favorável para quem quer financiar a compra de uma casa. Com a queda da taxa básica de juros, os bancos reduziram tarifas de crédito imobiliário.

Em relação às condições praticadas em maio último, já é possível economizar até 9% no total pago pelo financiamento de um imóvel em até 30 anos, segundo cálculos do matemático José Dutra Vieira Sobrinho, professor do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (confira simulações à pág. 4).

"As condições de crédito vinham melhorando até setembro de 2008, quando as instituições ampliaram o número de financiamentos e os prazos e diminuíram as taxas de juros", diz Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac (associação de executivos de finanças).

"Depois de setembro, o quadro se inverteu. Agora, as condições voltam a melhorar, e a tendência é que, a médio prazo, haja mais redução de juros."

Mas Gustavo Bezerra, 32, gerente de logística, não quer esperar por taxas mais atrativas: "Agora que achei a casa onde quero morar e sei como financiar, não vou esperar mais".

Para Haroldo Vale Mota, professor de finanças da Fundação Dom Cabral, Bezerra tomou a decisão correta: "É difícil achar um imóvel que atenda às suas necessidades e com parcelas possíveis de pagar".

Ele aponta para uma possível alta dos preços de imóveis. "Com a taxa caindo, a demanda cresce -e, se não houver ampliação da oferta, poderá ocorrer desequilíbrio dos valores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário